terça-feira, 3 de agosto de 2010

O descaso com a Cia. dos Atores

Muitas vezes, os Arcos da Lapa foram assunto de discussão em nossas rodas de conversa no Circo. Como pode um cartão postal e referência da cidade, ser muitas vezes tão abandonado ou tão mal utilizado? Bom, recentemente obras para a restauração dos arcos tiveram início e a nossa torcida é que o local ganhe o tratamento, a iluminação, o respeito e o carinho que uma verdadeira obra de arte merece.
Assim como os arcos, e reservando-se às devidas proporções, ali pertinho deles, existe um grupo de teatro que já mostrou a arte do Brasil em diversos países também. E não só mostraram, como também foram premiados e elogiados mundo afora. Pena que ao contrário dos Arcos, este grupo passa pela seguinte fase: "Sem meios para arcar com os gastos de manutenção, limpeza, secretariado, contador etc., a Cia dos Atores encerra no fim de agosto as atividades de apresentação de espetáculos na sede da Lapa."
A frase fatídica foi postada em redes sociais pelo ator e diretor Enrique Diaz, que junto com Bel Garcia, Drica Moraes, César Augusto, Gustavo Gasparini, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro, fizeram da sede da Cia dos Atores, situada na Rua Manoel Carneiro, número 10, ou para os mais íntimos, na famosa escadaria do Selaròn, um espaço único de experimentação e pesquisa teatral.
Além da sede fechar, Enrique Diaz, pôs a venda mesas de luz, refletores e outros equipamentos da Cia.
Sinceramente, é muito triste uma cidade como o Rio não valorizar um grupo que tanto contribui de maneira ímpar para a cultura nacional. Se o Rio um dia foi conhecido como um local que abrigava e criava grupos teatrais criativos e preocupados com a unidade de suas obras, hoje o que nós temos são leis que prejudicam cada vez mais a existência desses grupos.

Um grupo de teatro fez parte da história da fundação do Circo, assim como vários outros, em início de carreira ou consagrados, passaram sob a lona. E por esse contato com o universo teatral e de saber da sua importância na sociedade, lamentamos muito esse momento pelo qual a Cia. dos Atores está passando.
A Cia de Atores é digna de aplausos. Entusiásticos e de pé. E não de despejo.

6 comentários:

  1. Sad sad sad. Eu quero seguir a carreira de ator, então é meio triste ver que nem tudo são flores. O governo deveria valorizar mais a cultura e as artes. O governo deveria muitas coisas...
    Abs e força!
    @LuanSOliveira
    http://tinyurl.com/malabarismos

    ResponderExcluir
  2. Estou chocada...entrei no site do circo para saber notícias dos selecionados pro Mola, e dou de cara com uma notícia pavorosa dessas! Isso chateia muito, o trabalho da cia. dos atores é fenomenal, e deveriam ser cada vez mais incentivados. Enfim, a gente torce para que tudo se revire e se transforme para o melhor. Todos que trabalhamos com arte, a luta é grande.

    ResponderExcluir
  3. é um grande absurdo!!Uma vergonha!
    Isso não pode acontecer...

    ResponderExcluir
  4. Po nem to acreditando...
    Não sabemos quais as motivações desse fechamento.
    Mas deixo aqui minha tristeza e muita merda para eles em tudo que eles tiverem idealizando e planejando.

    ResponderExcluir
  5. Olá Queridos,

    Estamos a todo vapor com o projeto NOVA DRAMATURGIA BRASILEIRA!

    Temporada de 11 de maio a 05 de junho. Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília – de quarta a domingo no Teatro II 11 a 15 de maio: Concerto para quatro vozes e alguma memória, de André de Leones e direção de Cristina Moura. 18 a 21 de maio (sábado, as 17 e as 19h): A Mulher Revoltada, de Xico Sá e direção de Fernando Yamamoto. 25 a 29 de maio: Cedo ou Tarde Tudo Morre, de Joca Terron e direção de Haroldo Rego. de 01 a 05 de junho: Terror, de João Paulo Cuenca e direção de Pedro Brício.

    ResponderExcluir