sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Faça o seu vídeo

Mais uma vez, agradecemos a todos que assistiram e comentaram o vídeo, assim como os que assinaram o Manifesto Porta na Cara até o momento. Imprensa, sindicatos e movimentos sociais têm procurado o Circo Voador para declararem pertinente que este debate tenha ganhado força.
Agora é a vez de convidarmos você a escrever o seu depoimento, caso já tenho sofrido ou presenciado algum constrangimento, ou, utilizar-se de uma câmera de filmar, celular ou máquina fotográfica para fazer o mesmo teste que fizemos, na sua rua, bairro ou município.
Mais uma vez, queremos deixar claro que não fizemos um vídeo para apontar determinada agência bancária ou determinado serviço de segurança terceirizado. Tudo o que fizemos é um convite ao debate.

Mande seu vídeo ou depoimento e participe conosco deste manifesto.


A seguir, carta de apoio que recebemos do Sindicato dos Bancários:

"Arquivo: Ao Circo Voador.
Data: 13 de novembro de 2009.

Ao Circo Voador,

Nós, da diretoria do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, parabenizamos a iniciativa do Circo Voador de mostrar que a porta giratória tem que ser usada para proteger clientes e bancários, mas nunca, como vimos no videodenúncia, feito por vocês, como forma de discriminação. Esta é uma luta que também nós, do movimento sindical, bancário travamos diariamente, exigindo dos bancos o fim da discriminação, verificada, não só em relação aos clientes, como com os próprios bancários.
Basta entrar em qualquer agência para verificar o que estamos dizendo: são raros os bancários negros nas gerências, nos caixas e nos balcões de atendimento. Graças à pressão da categoria, conseguimos que os bancos aceitassem incluir uma cláusula que prevê mecanismos para coibir qualquer forma de discriminação. Este é apenas um pequeno passo. Mas foi importante conquistá-lo.
Outra conquista foi a eleição de um presidente negro para o nosso Sindicato. Ainda falta muito, mas, aos poucos, vamos vencendo o racismo no Brasil. Anexo, enviamos o convite para a I Semana da Consciência Negra no Sindicato dos Bancários (de 16 a 19 deste mês).

Parabéns,

Diretoria do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Secretaria de Imprensa".

Um comentário:

  1. Assinei o manifesto, porém com a seguinte observação:

    "Apesar de, como branco, também já ter passado por constrangimento (p.ex. tirar o cinto e entrar segurando as calças) não acho certo que este manifesto ignore a questão racial. A diferença que ela faz é estatisticamente significativa, sim. E exigir o treinamento/educação adequada dos seguranças é mais pertinente que pedir instalação de equipamentos, que sairão do nosso bolso e gerarão mais desemprego em lugar de educação.

    ResponderExcluir