domingo, 14 de julho de 2013

Resenha: Ultimate Homem-Aranha: Poder e Responsabilidade


Todo mundo conhece mais ou menos a história. O Homem-Aranha era um jovem comum, até que uma aranha radioativa o picou e ele ganhou super-poderes.
Ao contrário da DC Comics que adora zerar sua cronologia, a Marvel mantém a sua desde que Stan Lee a criou nos anos sessenta. E na década de 2000 o Homem-Aranha vinha de uma bem-sucedida série animada televisiva, estava ganhando franquia nova no cinema e uma nova geração de videogames ganhava os lares sendo mais um mercado possível para os personagens de quadrinhos.
Além dos anos noventa terem sido sofríveis para o mercado editorial de quadrinhos, o Peter Parker, identidade secreta do Aranha, nas revistas tradicionais estava casado (hoje não mais) e reconhecido profissionalmente. Suas características traçavam um cara na casa dos trinta anos com a vida encaminhada. Então como fazer um nerd com seus óculos, espinhas e dificuldade de socialização se identificar com o "bom e velho Peter Parker"?
A ideia da Marvel foi criar um universo paralelo. Quem quisesse o universo com a cronologia de sempre tinha a clássica "Amazing Spider-Man". E para quem queria um Peter Parker adolescente descobrindo que "Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades", a editora colocou nas bancas em outubro de 2000 o título "The Ultimate Spider-Man".
Como disse antes, não eram histórias anteriores da cronologia clássica do Aranha, e sim o personagem começando de novo. O que poderia ser uma grande roubada! Mas no caminho desta jornada haviam os roteiristas Brian Michael Bendis e Bill Jemas (embora a culpa seja muito mais do primeiro) e o desenhista Mark Bagley, que fizeram da empreitada um sucesso.
O encadernado da Panini reúne as edições de 01 a 07 da série "The Ultimate Spider-Man". Lembro de que quando li as histórias separadas, as achei um pouco arrastada. Neste encadernado me agradaram mais. Legal como os roteiristas fazem também a jornada do herói como num filme dos anos oitenta: o Nerd rejeitado que tem seu momento popular-sem-noção até que uma experiência ruim faz com que descubra seu lugar no mundo.
Vale a leitura. O encadernado é da Panini Comics e custa R$ 24,90 nas bancas.


Um comentário: