terça-feira, 11 de junho de 2013

Star Trek - Além da Escuridão :: Crítica




Star Trek- Além da Escuridão é um filme de amizade e de escolhas que fazemos por conta delas. Mesmo que estas escolhas não sejam lógicas. Ou seja, se estamos falando de ações tomadas pela emoção e não seguindo a lógica, estamos falando do conflito que mede a relação entre o jovem Capitão Kirk (Chris Pine) e o 1° oficial Spock (Zachary Quinto mandando bem de novo), no segundo longa metragem que explora os primeiros anos da tripulação da nave Enterprise. 
Apesar de muitas tiradas bem-humoradas, o diretor J.J. Abrams, fez um filme com menos humor que o anterior. Por outro lado, como os personagens já foram (re)apresentados no primeiro filme, coube aos roteiristas explorar melhor as características individuais e a importância de cada um na equipe. 
A sequência inicial é bem empolgante - inclusive achei o melhor momento das cenas do 3D convertido - reunindo correria, saltos e tipos exóticos. Os fãs da franquia Robocop tem uma surpresa interessante no filme: Peter Weller, o policial Murphy, interpreta o Almirante Marcus, que desempenha importante papel na trama. Ele foi visto recentemente em algumas temporadas da série Dexter. E os fãs da franquia Star Trek vão encontrar um filme com várias referências à mitologia do universo criado nos anos 60 pelo roteirista Gene Roddenberry. O que me levou a temer que o filme pudesse agradar apenas aos fãs de Jornada nas Estrelas. Só que a narrativa e as reviravoltas da trama (muitas previsíveis, diga-se de passagem) fazem de Além da Escuridão, uma divertida trama de ficção científica e corre-corre. Benedic Cumberbatch interpreta o vilão John Harrison, que segue a lógica dos vilões recentes do cinema ao questionar o valor de se seguir um sistema por vezes corrupto. E o personagem, ao se revelar mais, vai fazer a alegria dos trekkers de carteirinha.
Que a jornada da Enterprise siga longa e próspera nos cinemas. Até o momento, J.J. Abrams tem acertado. Além da Escuridão é melhor que o filme que o precedeu. E feito para levar a série para grandes públicos. Aguardemos o que o futuro reserva à tripulação do Capitão James T. Kirk!



Nenhum comentário:

Postar um comentário