quarta-feira, 26 de junho de 2013

RESENHA: Graphic MSP - Turma da Mônica: Laços

Olhemos para nós, dizia Glauber Rocha, no programa Abertura. Essa fala propunha que se desse menos atenção às idéias políticas européias e à cultura norte-americana, e mais à cultura  brasileira. 
A turma da Mônica, criação de Mauricio de Sousa, é um "símbolo nacional" que atravessa governos e gerações mantendo sua popularidade intacta. Recentemente, inaugurou-se uma serie de Graphic Novels sobre os personagens, onde autores de quadrinhos dão seu olhar pessoal para os personagens do universo de Maurício. O segundo volume da série está nas bancas e traz a turma da Mônica numa história feita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. O título da história, Laços, é bem direto sobre o assunto aqui tratado: amizade. E essa amizade aparece ao longo de toda narrativa de uma forma muito bonita. Esses irmãos capricharam tanto que na página 24 já havia um vestígio de lágrima no olho. E ainda haviam mais 50 páginas de história pela frente, que arrancariam outras ao longo da leitura.
E pode parecer pueril, mas a história dos irmãos Cafaggi é uma bela leitura para o atual momento no país, onde é importante avaliar quando pequenas diferenças podem ser superadas em nome de um bem maior. Os laços que unificam todas essas pessoas nas ruas, ainda são regidos pela esperança de um mundo mais justo. A HQ começou a ser feita em 2011, ano que agora está anos luz dos fatos recentes, logo não é uma parábola sobre a situação atual. Apenas se aplica. 
Olhemos para nós, neste momento em que todos querem valer suas verdades, e lembremos sempre nas decisões, dos laços que criamos pelos caminhos, e de como é importante contarmos com esses aliados ao longo de nossas lutas.
A publicação é da Panini Comics. Está nas bancas e livrarias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário