terça-feira, 13 de setembro de 2011

A B.O.C.A. vai abrir!


Marcelo Yuka inaugura, dia 19 de setembro, próxima-segunda-feira, a sede da B.O.C.A. – Brigada Organizada de Cultura Ativista, no Circo Voador. O espaço pretende ser referência na discussão de pensamentos e ideias socialmente ativas. Projetada para funcionar durante todos os eventos da programação do Circo Voador, a B.O.C.A. vai oferecer roupas, acessórios, discos independentes, objetos de arte, cartazes e telas que representem o conceito do projeto.

Na inauguração, Yuka apresentará o debate “Paz Armada”, que contará com a participação de Nilo Batista e Vera Malaguti Batista. A programação da noite contará ainda com exposições dos artistas plásticos Bives, Donasc, Mack, JBatista, Madruga, Ment, Motta, Nitcho, Nicolau Melo, Peu, Reis, Samel, SWK e Wilbor, este último também vai lançar o filme "Família XV" na ocasião.

B.O.C.A – Brigada Organizada de Cultura Ativista
Por Marcelo Yuka

Em 2007, quando recebi o convite do Dr. Orlando Zaccone para iniciarmos um trabalho na carceragem de Nova Iguaçu, não imaginávamos aonde iria parar aquela simples iniciativa, mas a experiência nos mostrou que um espaço tão deserto de ações positivas, seria solo perfil para novas ideias e para a proliferação de ações de mudanças sociais. Daí, com a ajuda de vários profissionais e voluntários levamos um trabalho que incluiu cinema, biblioteca e educação. A excelente receptividade por parte dos presos e seus familiares originou a B.O.C.A - Brigada Organizada de Cultura Ativista. Como todo projeto nesta área, passamos por altos e baixos. A B.O.C.A seguiu sem apoio financeiro até chegarmos a esta parceria com o Circo Voador, que nos possibilitou este espaço que não será apenas para discutir questões ligadas a violência, mas também um espaço voltado principalmente ao estímulo e compartilhamento de ideias sejam vindos da academia ou da simples sabedoria popular.

Após longos quatro anos, finalmente vamos inaugurar nossa sede com o apoio do Circo Voador que nos cedeu o espaço não só para ações dentro dos muros mas também para discutirmos, dividirmos e fomentarmos pensamentos socialmente ativos. Um espaço que tem a pretensão de contar com o brilho democrático e renovador do Circo Voador para cuidarmos de outros pontos de vista para o Comum e pelo Comum. Para isso Nossa sede tem a arte como viés e também expõe produtos que de alguma maneira representam o conceito buscado e idealizado pelo projeto. Lá vamos promover palestras, e também comercializar alguns artigos que representem todas as nossas atividades.

Esperamos dividir com vocês o hábito de habitar este espaço física e subjetivamente. Dentre ideias e convívios este espaço só tem motivo de Ser se puder contar com Você.

Serviço:
Inauguração da B.O.C.A – Brigada Organizada de Cultura Ativista
Datas: 19 de setembro de 2011
Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, S/N – Lapa/ RJ – 2533-0354)
Abertura dos portões: 19h
Debate “Paz Armada”, com Marcelo Yuka, Nilo Batista e Vera Malaguti Batista
Entrada Franca
Capacidade: 2.000 pessoas
Classificação: 18 anos (de 12 a 17 somente acompanhado dos pais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário