quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Todos os holofotes para o Reinado Sombrio!




Sim, o título é uma brincadeira entre o contraste de algo iluminado com sombrio. Mas o fato é que se tem um título mensal de super-heróis na banca que é capaz de tirar o fôlego do leitor, essa publicação se chama Reinado Sombrio.
E, de repente, o sucesso do título está no fato do mix da revista trazer dois grupos de "heróis" compostos praticamente por super-vilões, Vingadores Sombrios e Thunderbolts, e um grupo formado por anti-heróis, os Guerreiros Secretos.
Vingadores Sombrios, é o grupo liderado por Norman Osborn, que na cronologia brasileira, ocupa hoje o lugar que foi de Nick Fury e, mais recentemente, de Tony Stark, o Homem-de-Ferro. Os tipos mais controversos, como o psicopata Mercenário, o simbioente alienígena Venon e seu hospedeiro MacGargan, o esquizofrênico Sentinela, o Deus da Guerra Ares, e outros, participam da equipe. A trama mostra o dia a dia desses vilões que se passam por heróis para dar um efeito midiático à gestão de Norman, que também é o assassino conhecido como Duende Verde e mantém à sanidade a base de remédios. Brian Michael Bendis escreve o título e os diálogos do homem mais uma vez trazem elementos bastante interessantes ao perfil de cada um.
Thunderbolts, ao meu ver, é o título mais fraco do mix, mas não deixa de apresentar uma trama com algumas reviravoltas acima da média. O grupo também é subordinado à Norman, mas age praticamente nas sombras. Depois dos eventos de Invasão Secreta, uma nova equipe é formada e atualmente a trama está bem distante do que ela foi nos anos noventa, quando surgiu. Andy Diggle é o roteirista responsável pela série.
Guerreiros Secretos, por sua vez, traz Nick Fury ao lado dos jovens que respondem pela alcunha de Guerreiros Secretos, e de seus antigos aliados da Shield, como Dum Dum Dugan. O objetivo dele é justamente acabar com tudo que Norman e seu grupo representam. Brian Michael Bendis e Jonathan Hiickman escrevem os argumentos, que trazem também os belos traços de Stefano Caselli e Alessandro Vitti.
A edição 10, que chegou nas bancas do Rio de Janeiro recentemente, traz uma tensão o tempo todo entre o Deus da Guerra Ares, que trampa para Norman, e o filho dele, o Deus do Medo Foros, que se aliou a Nick Fury. Um blefa com o outro o tempo todo, ao mesmo tempo em que há um clima de respeito entre ambos pelo lado que resolveram defender. Num dos momentos altos da trama, dá para ver o sorriso esboçado de Ares, quando Foros subjulga Norman. Dá gosto de ler.
Bons diálogos, personagens com personalidade bem construídas, reviravoltas empolgantes e um clima de espionagem a la James Bond fazem de Reinado Sombrio, publicada pela Panini Comics, uma excelente leitura. Pena que, fatidicamente, está destinada a acabar, junto com o Reinado de Norman, visto que nos Estados Unidos, o arco que batiza a revista "Reinado Sombrio" (Dark Reign, no original) já foi substituído pela "Heroic Age", que inicia uma nova era no universo Marvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário