segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EU AMO SOUND SYSTEM


PRORROGADO! Infelizmente o clima no Vidigal não é de festa. Em respeito a isso, vamos adiar o Eu Amo Sound System que ia acontecer no sabado pra quando o MPC voltar de sua turnê mexicana.

DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2010

ALTO VIDIGAL


Por anos os cariocas associam o morro com crime, violência e miséria. Até a cultura que representa as comunidades é marginalizada como se fosse uma opção estética mal- intencionada e não a expressão de sua realidade. Enfim, é hora de decretar um fim nisso. E para convidar o povo a conhecer o que a primeira pagina não noticia, o Circo Voador resolveu dar o pontapé inicial levando um soundsytem pro alto, lá no alto mesmo da comunidade do Vidigal na primeira edição da festa EU AMO SOUND SYSTEM.

A nossa idéia é levar a cultura do sound system – da qual o baile funk faz parte – para o ninho do funk. Ao ver similaridades nas duas vertentes, que cultuam graves utilizando para isso uma configuração idêntica de caixas de som, achamos natural usar essa conexão pra mostrar ao público do funk essa vertente sonora. O diferencial é que o som é voltado para o Dub, o estilo jamaicano que desconstrói o reggae usando e abusando dos ecos e baixas frequências.

Com essa inciativa, queremos chamar a atenção do povo do asfalto para um dos mais deslumbrantes picos dessa cidade, situando a Comunidade do Vidigal como um local que sedia mais artistas e empreendedores da cultura que qualquer outra no Rio.

Essa primeira invasão do “Eu Amo Sound System” acontece Casa Alto Vidigal – um misto de bar bissexto, com sala de aula de inglês e hostel – localizado no local conhecido como ARVRAO. Em qualquer lugar do mundo, esse seria um dos locais mais valorizados da cidade. Nao a toa, diversos gringos estão se estabelecendo lá, entre eles, um dos sócios do Favela Chic, de Paris, que ja iniciou as obras para um futuro empreendimento lá.

A festa começa cedo, a partir das dez da manha, quando começa o primeiro encontro de artistas locais no Atelier do Wilson, um misto de galeria com oficina de material reciclado e dancefloor. Ele está juntando alguns dos artistas que se espalham pela comunidade em um único espaço para no futuro, organizar um circuito de artes do Vidigal.

DaÌ a noite, rola o Eu Amo Sound System e como convidado dessa primeira edição, traremos o DJ e produtor, Marcus MPC, um dos criadores do coletivo Digital Dubs Sound System. Além de produzir uma festa quinzenal na Casa da Matriz, em Botafogo, MPC realiza turnês anuais no resto do pais assim como na Europa. Ao juntar os riddims jamaicanos com vocais brasileiros, ele criou um novo estilo que começa a ser reconhecido por sua originalidade e irresistÌvel empatia.

A festa recomeça no dia seguinte, a partir das quatro da tarde, quando rola um dub mais deep, com uma pegada mais relax, pra aproveitar o incomparável visual do local.

Mais do que uma festa, essa é uma ocupação cultural, uma operação anti –esculacho. Essa inciativa está sendo bancada por quem faz: a festa é de graça e ninguém está recebendo um centavo porque acreditamos que essa pode ser uma oportunidade preciosa de derrubar algumas barreiras culturais entre o asfalto e o morro. Não existe dúvida que esse intercâmbio é mais que necesário para que haja paz e diversão, dois conceitos que podem e devem estar juntos e misturados, assim como os cariocas de todas as espécies.

EXPOSIÇÃO
A partir das 10h – Galeria do Wilson

EU AMO SOUND SYSTEM
Com Dj MPC (Digital Dubs Sound System)
SÁBADO – Dia 27 de Novembro – a partir das 20 h
DOMINGO – Dia 28 de Novembro– a partir das 16 h
Entrada grátis
Casa Alto Vidigal – Mirante – ARVRAO
Comunidade do Vidigal – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário