sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LIKE A ROCK :: Resenha do show do Bad Religion no Circo!


GERAÇÕES. Um show de GERAÇÕES. Essa é a primeira coisa que me vem a cabeça agora que sento, podre e suado, para escrever sobre o show do Bad Religion no Circo. Terceiro da minha vida.

Lembro bem  da primeira vez que escutei Bad Religion, em 91... Estava indo dar um rolê de skate com o Lampião e tomamos uma fita da Alessandra, que na verdade era do Patrick da Sul (quem é skatista da década de 90 sabe bem quem é esse monstro sangue boníssimo!) e de um lado tinha Bad e do outro Operation Ivy - época daquela camisa da Homey, lembram?!

Aos primeiros acordes de OPERATION RESCUE soube que ouviria BR para sempre! Na sequência vem o hoje clássico 21 Century Digital Boy e outras… SKATE SKATE SKAAAATE era o que eu ouvia ao ser impregnado pelos riffs e melodia sempre muito autorais de Greg Graffin e Brett Gurewitz. Depois disso, as sessions renderam muito mais!

Blz, vamos continuar. Em 1996 fui presenteado com um  combo punk que nunca imaginei….  SEX PISTOLS E BAD RELIGION! HELL YEAH!!! Diferente da mamata que hoje é ter um show foda no Brasil, naquela época nem com m
acumba forte as bandas vinham! Por isso assistir Sex Pistols e Bad Religion, com direito a Cypress Hill e Silverchair foi algo ANORMAL... a fome era tanta que o pogo foi selvagem!! heheheheh

Já em 99, o Bad Religion já tinha se consagrado no cenário skate-surf brasileiro, com dezenas de musicas em programas de tv e em vídeos, fortalecendo ainda mais sua áurea underground no período pre-banda larga, onde quem ouvia era QUEM REALMENTE GOSTAVA,  não posers ou cocotas punks, que “a d o r a m” camisa do Ramones, mas nunca ouviram… vai entender. Enfim show foda, com direito a levar meu filho ainda na pança!!

05/02/2014… chamado para resenhar sobre o show, de cara fico puto com algumas atitudes da banda, como não poder fotografar depois da terceira musica, ou não ter acesso a eles pois ‘eles não estão a fim de papo’... bolei. “QUE MERDA É ESSA? POP PUNK?”, pensei... Foda-se, vou dar um rolê pelo Circo e ver qual vai ser do pogo. Essa estratégia de mapear o pogo é fundamental para não me fuder na hora das cotoveladas, principalmente neste que venho com minha esposa e filho, hoje com 14 anos... ia ficar feio terminar o show com um olho roxo na frente do meu filho Thor né?!!

De cara encontro velhos e sempre presentes amigos do universo hardcore: Skins, RudeBoys, Skatistas, Surfers, Lutadores… além de BOYZINS E PERIGUETES. Faz parte da nova fauna do Circo né?! Mas ok, ao menos agora os shows tem mais mulher e acalma o ambiente!!

Depois de me juntar com a galera, espero os primeiros acordes a fim de tirar a má impressão dos caras… e putz, QUE CHUTE NA CARA EU TOMEI! QUE SHOW FOOODAAAAA!!! Nunca fui num show do Bad Religion que tocasse clássicos como Skyscraper e You, mesclando com as já famosas FUCK YOU e outras que o álcool me faz esquecer no momento… MAS TOCOU GENERATOR QUE EU LEMBRO!!!



No pogo - à 800º de calor!! -, o excesso de pessoas transformou o centro do Circo em um mar revolto de mosh, empurrões e tentativas de circlepit, aquela roda escrota que os gringos gostam de fazer. TUDO SEMPRE NAQUELE RESPEITO QUE QUEM É HC SABE QUE EXISTE. Tirando uns dois boys que tentaram tirar uma - tadinhos -, o pogo foi foda. Com destaque para um amigo ter perdido tudo da mochila e ter recuperado em menos de 5 minutos… até a carteira com dinheiro!! A primeira coisa que ele me falou foi: ainda bem que não é show de pagode. hahahahah

Enfim, como uma pedrada nos córneos, o Bad Religion destruiu qualquer ranço que senti sobre a atitude pop deles… afinal eles mantiveram a energia no palco mesmo com os cabelos brancos e de alguns erros no som… mas punk não pode ser perfeitinho mesmo!!



O show acabou cedo e ainda deu tempo para curtir o bom som que rolou depois na pista, transformando uma simples quarta feira em uma catarse de energia punk rock…. LIKE A FUCKING ATOM BOMB!!! 


Artur Kjá assina o texto. O bom homem é designer, artista urbano, skatista, entusiasta e sempre, sempre, pilhado!
As fotos são de Felipe Diniz.

Um comentário:

  1. Realmente foi um show memorável, sonho realizado depois de mais de 20 anos como fã.
    Viva ao Punk Rock! Viva ao Bad Religion!!

    ResponderExcluir