segunda-feira, 27 de junho de 2011

Wallpeople - Rio de Janeiro - "O mural da Felicidade"


A galera pediu e o Circo topou emprestar o seu muro no sábado para o Wallpeople que acontece simultaneamente em Barcelona, Lisboa, Santiago, Cidade do México, Madrid, Bratislava, Bogotá, Bilbao, Istambul, Berlim, Buenos Aires, Roma, Valencia, San Juan, Budapeste, Sevilha, Oporto, Zaragoza, São Paulo e Rio de Janeiro. Abaixo a descrição do evento que nos foi enviada:

Com intuito de construir o maior mural do mundo, vinte cidades participam de intervenção simultânea. Denominado WallPeople, o projeto cultural chega a São Paulo e Rio de Janeiro (Circo Voador) no dia 2 de julho de 2011. Fotógrafos amadores e profissionais interagem, colando suas fotografias no mesmo muro, sob o tema universal: "A verdadeira felicidade".

Alguns apelidaram de Flickr da vida real, outros de "o maior mural do mundo", mas todos sabem que o conceito de colaboratividade é o principal argumento que os publicitários espanhóis David Marcos e Pablo Quijano encontraram para criar o WallPeople.

A ideia inicial do WallPeople foi criar uma intervenção artística anual feita por centenas de pessoas, espalhadas pelo mundo inteiro no mesmo espaço de tempo. Hoje, o evento se consagra como um momento único de interação no espaço urbano, que convida pessoas de todas as áreas possíveis a interagirem e fazerem parte de uma obra colaborativa. Uma forma de entreter o público e diminuir as barreiras físicas e culturais que separam as vinte cidades integrantes: Barcelona, Lisboa, Santiago, Cidade do México, Madrid, Bratislava, Bogotá, Bilbao, Istambul, Berlim, Buenos Aires, Roma, Valencia, San Juan, Budapeste, Sevilha, Oporto, Zaragoza e agora: São Paulo e Rio de Janeiro.

Realização conjunta da IdeaFixa, Inesplorato, Fuso Coletivo e I Hate Flash o WallPeople chega às paredes brasileiras em 2011, no dia 2 de julho. Sob o tema do ano "A VERDADEIRA FELICIDADE" (Real Happiness), fotógrafos amadores ou profissionais das duas cidades poderão contribuir de forma simples: comparecendo ao local escolhido nas duas cidades e colando sua fotografia relacionada ao tema no mural. O evento será filmado, fotografado e enviado para a galeria internacional do Wallpeople. O processo leva cerca de 2 horas para ser concluído.


TEMA: A VERDADEIRA FELICIDADE

A felicidade é um sentimento universal que todos podem sentir, mas ao mesmo tempo é pessoal e único. Há mil motivos pelos quais alguém pode chegar a ser feliz, e para cada pessoa são diferentes. No entanto, a publicidade, os meios de comunicação, as séries de televisão e outros estímulos que recebemos diariamente mostram-nos muitas vezes um estereótipo de felicidade, irreal, artificial, que não corresponde à realidade quotidiana. Chegou o momento de as pessoas mostrarem, através das suas fotografias, o que é que realmente as faz felizes. Um momento especial, uma sensação, um lugar, uma pessoa, uma ideia, um detalhe, tudo vale desde que reflita um instante de autêntica felicidade.

COMO PARTICIPAR

• No sábado, 2 de julho de 2011 vá ao lugar indicado (Circo Voador, no Rio) com uma ou várias fotografias impressas que reflitam uma imagem de felicidade.
• O formato e o tamanho são livres, no entanto não aceitamos imagens gigantes (1x1 metro) ou que possam ferir sensibilidades.
• O horário de criação do muro e duração da exposição estará indicado no Evento do Facebook ( http://www.facebook.com/event.php?eid=215247761848262 ). Trata-se de uma ação efêmera, que apenas durará duas horas.
• A organização disponibilizará durex e fitas para que os participantes colem as suas fotografias. No entanto, recomendamos que também leve os seus rolos de durex para facilitar o processo.
• Cole sua foto ao lado de outra, separada apenas por uma pequena margem. Respeite as outras fotografias.
• Uma vez que o mural esteja completo e passado um tempo de exposição, a organização dará um aviso para indicar o fim da obra.
• Neste momento, poderá retirar as suas próprias fotografias ou levar a de outro participante.
• Se desejar que alguém leve a sua foto, escreva seu e-mail no verso para que a pessoa possa comentá-la posteriormente, e assim tornar o mural uma experiência mais interativa.
• As fotografias que sobrarem serão retiradas pela organização e não serão utilizadas para nenhum outro fim.

***É possível que se tirem algumas fotografias para reprodução em meios editoriais e de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário