sexta-feira, 24 de junho de 2011

NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010)



O jornalista, quadrinista, fanzineiro e produtor Pedro de Luna, lança no Circo, na terça 28 de junho, o livro NITERÓI ROCK UNDERGROUND (1990-2010), dentro da programação do Zine Voador. Abaixo o release que o autor nos enviou:

O que chamamos hoje de indie ou alternativo começou no Brasil no início dos anos 1990 com o surgimento da tal cena independente. No ano em que a MTV se instalou no Brasil e o presidente Collor abriu o mercado para a entrada do instrumento e do equipamento de som importado, uma movimentação tomou conta de jovens por todo o Brasil, como certo adolescente morador de Niterói. As bandas começaram a divulgar suas músicas em fitas demo em cassete ou vinil, e os fanzines tinham o papel de mídia especializada. Selos e gravadoras independentes surgiam. Sem internet, a circulação de informações se dava por cartas.

Em “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, o jornalista, publicitário e quadrinista Pedro de Luna mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexos em Niterói-RJ. A revolução aconteceu no campo sociológico, político, estético, econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia em papel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser. E o Pedro.

Fruto de um trabalho que começou em 2007, este livro é uma bíblia para quem quer trabalhar com jornalismo cultural ou se divertir com a realidade de quem vive o rock.

Blog do livro >> www.niteroirockunderground.blogspot.com

Um comentário:

  1. Muito legal, vou com certeza. Anos 90 foram bem melhores que os 2000 e muito melhores que os atuais!

    ResponderExcluir