sexta-feira, 19 de junho de 2009

Skatistas unidos pela Praça XV

Todo carioca sabe que a Praça XV é um dos picos prediletos da turma do skate para dar um rolé. Neste domingo, o local vai ser ponto de manifesto da turma do carrinho. Leia este texto, escrito por Felipe Motta:

Há mais de uma década, a Praça XV de Novembro, no centro do Rio de Janeiro, virou um ponto de encontro de skatistas não só de todo grande Rio, como de todo país e de vários países.
As sessões durante o fim de semana no local se tornaram clássicos da cena do Skate carioca, mas estão ameaçadas há alguns anos por uma suposta liminar que proíbe a prática do esporte no lugar,
alegando depredação de patrimônio público.

Embora óbvio, é válido sublinhar que a intensão dos skatistas que frequentam a Praça XV nunca foi depredar o patrimônio, que também é nosso! Embora estejamos cientes que as manobras muitas vezes desgastam e quebram as bordas, nossa intensão é, não só pedir a liberação do local para a prática do esporte, mas também sugerir soluções para que tais danos não sejam mais causados.
A remoção das grades instaladas nas bordas de granito antes usadas como obstáculo e a instalação de cantoneiras chumbadas no próprio granito solucionaria o problema das bordas quebradas, além de ser muito melhor para nós, os próprios skatistas, já que as cantoneiras ajudam na execução das manobras.
No dia 21 de junho, quando é comemorado o "Go Skateboarding Day", no qual skatistas ao redor do mundo saem as ruas para celebrar o amor ao Skate e fazer diversos protestos, sairemos as 13hs da Pirâmide do Aterro do Flamengo numa 'Skateata' em direção a Praça XV, onde faremos um protesto reinvidicando a liberação do Skate no local, recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que dará sequência a uma tentativa de conversa com orgãos responsáveis para apresentar soluções para esse problema.

No dia, em local ainda a ser decidido, faremos um campeonato independente de melhor manobra no qual diversas apoiadores cederão produtos para serem oferecidos como premiação, bem ao estilo Do It Yourself !

Nenhum comentário:

Postar um comentário