quarta-feira, 13 de julho de 2011

100 Balas nas bancas


Não sei se era assim de fato, nem pesquisei no Google para confirmar, mas acredito que as primeiras montanhas-russas eram compostas de uma subida e uma descida e só. Depois foram ficando mais elaboradas, com uma segunda, terceira, quarta, e por aí vai, subida e descida. Também incrementaram colocando as pessoas dando loops e ficando paradas por segundos de cabeça para baixo e outras coisas mais.
100 Balas é uma série de revistas em quadrinhos que é uma montanha-russa dessas elaboradas. Você lê as três primeiras edições e acha que as demais vão seguir uma fórmula, mas aí vem um novo arco e você percebe que essa montanha-russa não vai apenas subir e descer. Pronto, aperte os cintos.
Lançada em agosto de 1999 pelo selo Vertigo da DC Comics, a premiada série sobre o submundo do crime nos EUA do escritor Brian Azzarello e desenhistas Eduardo Risso e Dave Johnson (capas), acompanha o misterioso agente Graves, um homem misterioso (claro) aparentemente sem ligações com qualquer governo do mundo, que vaga aqui e acolá dos EUA entregando à pessoas injustiçadas uma maleta com um revólver, cem balas e provas irrefutáveis que livram a cara do injustiçado. Por que ele faz isso e como ele chega até essas pessoas? Bom, leia né.
A série se encerrou lá fora em 2009, na edição número cem, acumulando uma década de elogios (são tantos que dá para fazer um encadernado de elogios) e teve um retrospecto complicado de publicação no Brasil, devido ao instável mercado de quadrinhos do país. A boa notícia é que a Panini lançou novamente nas bancas o primeiro encadernado da série reunindo os sete primeiros números da publicação e já anunciou o segundo encadernado para logo, logo. Além disso, a editora colocou no ar um hotsite onde é possível baixar a edição número um em pdf. Ou seja, se você não teve acesso ao início da série antes e é daqueles que não gosta de pegar história no meio do caminho, aproveite essa chance de ler esta obra-prima.

Mas definitivamente, não esqueça de apertar os cintos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário