quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pronasci-Rio recebe Ministro da Justiça



1º ENCONTRO RIO CULTURA DE PAZ NO CIRCO VOADOR

Com a proposta de fortalecer a implantação de políticas públicas de segurança com cidadania, um total de 3.200 Mulheres da Paz e jovens de 18 bairros populares do estado se reúnem dia 16 de abril, próxima quinta-feira, a partir das 13:30h, no Circo Voador.


Com as presenças do Ministro da Justiça, Tarso Genro, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, da Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e de intelectuais e gestores públicos e representantes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Bélgica e Itália, este será o primeiro grande encontro de Mulheres da Paz e jovens que integram o Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci Rio. São moradores do Complexo do Alemão, Maré, Manguinhos, Providência Rocinha, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Vila Kennedy, Queimados, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Itaboraí, Itaguaí, Macaé e São Gonçalo.

Além das experiências realizadas desde o lançamento do programa, em novembro de 2008, haverá exposição com 92 cartazes selecionados pelos próprios jovens e a apresentação de raps e músicas compostas pelos integrantes do programa, depoimentos e trabalhos variados das 18 comunidades, distribuídas em 13 municípios fluminenses com alto índice de violência urbana e doméstica.


Cultura de Paz

O programa contempla comunidades que apresentam altos índices de violência urbana e doméstica, em 18 territórios de 13 municípios fluminenses e se desenvolve em três vertentes: Mulheres da Paz, Protejo e Espaços Urbanos Seguros.

O projeto Mulheres da Paz recrutou, por meio de seleção pública, 2.550 senhoras para atuarem na mediação de conflitos e no encaminhamento de jovens em situação de risco social a cursos de Qualificação Profissional. Para desenvolver o trabalho, com dedicação de oito horas semanais, as Mulheres da Paz recebem uma bolsa-auxílio de R$ 190 mensais.

O projeto Protejo, de qualificação profissional, atividades culturais e esportivas, oferece, nos 18 territórios, 2.710 vagas para jovens encaminhados pelas Mulheres da Paz. Os cursos são ministrados pelo SENAC nas áreas de Administração, Beleza, Cultura/Lazer, Gastronomia, Hotelaria e Turismo. Os jovens também recebem um benefício mensal no valor de R$ 100, a título de ajuda de custo.

A terceira frente do RIO CULTURA DE PAZ é o projeto Espaços Urbanos Seguros, de restauração de áreas públicas de interesse das comunidades. Também neste projeto, serão oferecidos cursos em técnicas construtivas do SENAC a 190 jovens em situação de risco social.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Registros das ações

Apresentação dos jovens do PROTEJO e das Mulheres da Paz

Depoimentos das Mulheres da Paz e jovens do PROTEJO.

Secretária Benedita da Silva

Ministra Nilcéa Freire

Discurso do Governador Sérgio Cabral

Discurso do Ministro da Justiça Tarso Genro

Abertura da exposição

Apresentações musicais



Nenhum comentário:

Postar um comentário