quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

E TUDO VAI FICAR PIOR | Uma resenha sobre o MATANZA FEST 2014

Pressão máxima o Biohazard no Circo!

Acabei de chegar do Circo e fico pensando... o que escrever sobre esse evento?! Como colocar em palavras a vibe impar de um festival que reúne novas bandas e clássicos do bom e velho HC?

Falar que foi um puta festival, que o som estava perfeito, que o clima era de festa é muito raso em comparação a real experiência de estar no Circo Voador, escutando Biohazard ao vivo no Rio após 17 anos, cercado de todas - TODAS - as tribos underground possíveis e existentes nesse balneário HC. E SE RESPEITANDO! E SE DIVERTINDO PRA CARALHO!!!

Logo que cheguei com os old schools da ZN que sempre estão comigo nos eventos - desta vez ainda representados pelo DJ SABÁ, que espancou o som entre os shows -, encontrei velhos amigos Oi!, pessoas que não reencontrava há mais de 10 anos, e logo percebi que o line up escolhido pelo MATANZA FEST tinha acertado! CONSEGUIU DESENTERRAR AMIGOS!!!

Entro enquanto toca UZOMI, que confesso não tinha escutado o som novo e não sabia que estavam mais METAAAAL... FODA! Bom mesmo!! Eu conheci a banda quando fizemos um show juntos (Classe Z e UZOMI) no icônico GARAGE. Naquela época eles eram mais "tu-pak-tu-pak-tu-pak", e ao ouvir a guitarra gritando demorei um pouco a acreditar que eram eles, mas fui confirmado pelo Bolinha, guitarrista do Serial Killer e produtor do Matanza, que eles tinha evoluído com o som. Excelente acerto!!

No intervalo, circulo e troco diversas ideias que vão da ascensão do Hardcore pelo mundo (com entrada nos veículos de massa, fashion etc) à falta de compreensão do real movimento skinhead até mesmo dentro do meio underground. Papo regados a cerveja, boa informação e ao bom som que rolava. Ali compreendi que a maturidade chega para todos, e que essa atitude consolida uma cultura antes marginalizada, gerando diversas oportunidades, como o MATANZA FEST.

Biohazard no palco!

 Primeiros acordes do BIOHAZARD. Escuto de uma galera sentada no bar: "CARA, ESTAMOS VENDO BIOHAZARD NO CIRCO!". Moleques com uns 20poucosanos surtando pelo fato de poder ver o verdadeiro Hardcore NY explodindo no Rio de Janeiro. Agora, não sei se pelo vício da nova geração por telas ou se por medo do pogo, eles continuaram sentados. Eu não aguentei 3minutos lá fora.

Como sempre, tentei ficar na moral e assistir ao show, mas foi IMPOSSÍVEL NÃO POGAR NO BIOHAZARD! Senti o mesmo clima da década de 90, onde o pogo era mais roots do que hoje. Broncos e rudes gigantes se degladiavam enquanto uma molecada despreparada para a ferocidade NORMAL de um pogo, entrava dando socos a esmo, o que levou a pelo menos uns 2 deles serem punidos pela 'disciplina urbana'... hehehehe

A consagração do 'evento família' foi quando os seguranças estavam mais 'afoitos' e o vocal explicou que TODOS SOMOS UMA GRANDE FAMÍLIA e que eles não precisavam ser violentos. TODOS SE RESPEITAM! Dito isso, ele vai para o mosh pit e, sobre fãs ensandecidos, vibra por estar - segundo ele mesmo - na Nova York da América do Sul! hahahahaha eu acho que SOMOS MAIS FODAS, mas é minha opinião!

Saio do pogo antes do fim para conversar mas, antes mesmo de tomar a 2a cerveja, sou catapultado pelo som de "We're Only Gonna Die" e um pogo catártico que fecha minha participação com orgulho e sangue.

Aguardo o MATANZA em movimento e vejo de punk de boutique a Hell Angel, de Careca à skatista, todos confraternizaram um evento digno de fim de ano! Parabéns ao Fabio Barreto e ao MATANZA por realizar esta festa famíliar!

Jimmy do Matanza. Um sujeito com uma cara boa!
No palco, MATANZA se mostra um verdadeiro representante dessa nova geração HARDCORE, quando todas suas músicas são cantadas a plenos pulmões por um Circo tão cheio que o pogo ficou impossível. Todos curtem, todos cantam e todos celebram os 13 anos de Santa Madre Cassino. Como em um culto evangélico, o Pastor Jimmy conduz como poucos um rebanho de jovens hardcore que, no templo do Circo, expurgam suas neuras diárias e sonhos interrompidos pela rotina. PHODDA!!!!



Fora dele, o MATANZA dá um show de profissionalismo ao ter em seu merchan produtos que vão das clássicas camisas ao vinil, canecas e a deliciosa PIMENTA DEFUMADA! Sempre cheia e vendendo direto, a lojinha do Matanza mostra que a união das tribos underground tem tudo mais a acrescentar do que as antigas tretas.

Saio destruído e feliz por confraternizar com amigos de vida uma cena como nunca pude imaginar. VIDA LONGA AO MATANZA FEST! Nos vemos em 2015!!

PS: O Show do RATS deve ter sido foda também, mas o horário de verão fode os seres da noite.

-- 
-Texto:Artur ‘Kjá
- Designer, skatista, pai do Thor. Nem é old school porque tá na pista desde antes de inaugurarem a school!


Fotos:
Ramon Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário