terça-feira, 18 de março de 2014

RESENHA RATOS DE PORÃO - CRUCIFICADOS PELO SISTEMA

Artur Kjá, nosso colaborador, ficou de escrever a resenha sobre a apresentação do Ratos de Porão e inacreditavelmente perdeu o show. Mas para a nossa, e agora a sua, alegria ele fez a resenha mesmo assim.

Foto: Pedro Montenegro
Mais uma vez perdi RDP no Circo. Tá, já vi vários lá, incluindo aquele que o Gordo tocou com um taco de baseball amarrado ao microfone. "MUITA TRETA", MUITO POGO, mas perder o show de 30 anos do Crucificados tem um gosto de merda em especial.
 Me lembro que a primeira camisa HC que comprei foi exatamente a do CRUCIFICADOS. Branca, clássica, lá na Tijuca. Aquele punk cansado de guerra era a expressão de revolta mais representativa de uma geração pós-ditadura. Era aquele sentimento de "LEVANTE E LUTE" que todos nós tínhamos. Por isso que perder a comemoração dos 30anos dessa atitude tem um sabor fino de ironia e sarcasmo cósmico.
Desde aquela compra até hoje sou CRUCIFICADO PELO SISTEMA, assim como você - não se engane! - que lê essas linhas digitais. Por mais que lutemos a merda do sistema pega, transforma, empacota e nos revende - CARO - tudo, até mesmo o punk gritado pelo "vendido" Gordo.
"Vendido é o caralho, os caras tem que pagar as contas" ... é, é esse o pensamento que nos conforta quando percebemos que estamos nos tornando tudo que não queríamos... e quando ainda temos forças para lutar após os 35 anos - meu caso! 40 and still cyco!! -, somos assolados de crises existenciais tamanha é a força do sistema, incluindo ae mídias e redes sociais. Tudo funciona para "conter e vender": Conter a inteligência evolutiva e Vender a esperança em pequenas e eternas prestações nos tornando escravos de vontades implantadas.
"Nunca a vida foi tão amarga / Não basta só chorar"
Bom, como a solução não vai cair do céu, nos resta LEVANTAR E LUTAR, como instiga o icônico punk. Se AUTO CRITICAR E PENSAR ANTES DE AGIR já é um bom começo! A esperança é ver que músicas como a clássica "FMI" perdeu sua verdade ... e nem demorou 30anos! Quem sabe na regravação de 50anos do Crucificados pelas 'bandas punks do momento' a letra de "PERIFERIA" também já tenha perdido o contexto!
Nos basta "Morrer sem esquecer o povo que ficou / Crucificados Pelo Sistema"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário