A revista Avante, Vingadores, publicada pela Panini, ultimamente tem vindo com mini-séries fechadas de personagens que tem laços com o grupo. Tem coisa que se salva e coisa que é sofrível a beça. Mas em tempos de internet onipresente é difícil o leitor de quadrinhos de super-heróis não saber o que vai acontecer com os personagens que acompanha. Então praticamente o leitor da Marvel já sabia que o Nick Fury dos cinemas, que havia sido criado para o universo ultimate da editora, tinha atingido enorme popularidade nos filmes baseados nos heróis e, acompanhado do agente Coulson, outro personagem que se popularizou nos longas, iria ganhar uma versão no universo tradicional.
Pois foi aí que a Panini pode ter papado mosca. A edição 57 de Avante, Vingadores, que chegou nas bancas neste fevereiro carnavalesco, traz justamente a série completa Battle Scars, que incorpora ambos os personagens, Fury e Coulson, ao universo regular da Marvel. Para quem não leu a edição esse parágrafo entrega de vez o jogo, ou pode te levar às bancas para você ver como os roteiristas deram cambalhotas para inserí-los na história. A Panini não costuma revelar números, mas nesse mundo de spoilers que vivemos, poderia ter sido mais prático revelar de cara que era a história da origem destes dois personagens, ao invés da "sinopse misteriosa" que enviou para os sites especializados e para as terceiras capas de suas publicações.
E quanto a história? Sendo sincero, força que é uma beleza. Embora no segundo ato tenha alguns momentos divertidos na ação e nos diálogos. O problema é chegar no final e acreditar que aquele é o cara que vai estar a frente de toda a Shield, garantir a paz mundial e comandar alguns dos seres mais poderosos do universo. Não rola. A forma como ele perde o olho então (o tapa-olho não poderia faltar) é de doer. Nele e na gente. Piora mais com a inserção de uma clássica história de como o Nick Fury original se tornou diretor da Shield. A história é ótima. Escrita em 1968 traz todos os clichês que a época poderia ter. Só que apresenta um Nick Fury que passa muito mais segurança para ocupar o cargo.
Sai o Nick Fury branquelo da era James Bond, entra o Nick Fury negão da era Obama. Que saiam de perto dele também os maus roteiristas e que boas tramas o guiem na jornada.
Avante, Vingadores é uma publicação da editora Panini, vendida nas bancas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário