segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dica Nerd: João das Fábulas

Quem leu quadrinhos nos anos noventa, ou posteriormente teve contato com esse material, sabe que foi um período em que se acreditava que anti-heróis eram caras durões, que fumavam charutos, respondiam as pessoas com grosserias e tinham um passado misterioso (se você achou várias coisas nesse parágrafo similares ao personagem Wolverine é porque uma penca desses "anti-heróis" eram baseadas nas características do mutante).

Não era um dos períodos mais agradáveis para se ler quadrinhos.

Mais aos poucos (depois de perder muito$$$$) a indústria foi botando as coisas no trilho e cá estamos no fim de 2011 com a primeira edição da mini-série "João das Fábulas", lançada pela Panini Comics, nas bancas. Personagem derivado, como aponta o título, da premiada série Fábulas, que mostra personagens como Branca de Neve, Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Mogli, entre outros personagens de contos, vivendo entre pessoas comuns, João é aquele que subiu no pé de feijão, matou gigantes e, conforme o leitor percebe, é um tremendo picareta. Antes de ganhar seu título, tramou revoluções, foi preso, enganou maio mundo de gente e chegou até a ser um dos produtores mais respeitados de Hollywood. A capa, onde o personagem usa a blusa com o dizer "Dividir série é para otários" já dá o tom do que vem por aí. Aliás, a publicação anunciada como uma mini-série de quatro partes, traz as primeiras edições da revista própria que teve cinquenta números publicado nos Estados Unidos, se encerrando em março desse ano. Se a Panini voltará a publicar o personagem em formato de mini-série ou em encadernados (como faz com a própria Fábulas), provavelmente as vendas e o interesse por essa edição poderão responder. Mas vendo o trabalho que a editora anda fazendo com outras séries da Vertigo e da Wildstorm é capaz de rolar a continuidade.
Nós, brasileiros, que desde pequenos ouvimos falar de Macunaíma e similares, temos fortes chances de curtir as trapaças e roubadas de João. O próprio criador de Fábulas, Bill Willingham, acompanhado de Matthew Sturges, assina o roteiro da série, que na primeira edição já traz uma divertida referência ao conto da "Cachinhos Dourados" (sim, ela partcipa da história, mas não dá para entrar em detalhes senão estraga a surpresa).

Vale sua ida a banca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário